Windows poderá ter suporte à interface Thunderbolt com Ivy Bridge

A segunda geração dos controladores das portas Thunderbolt da Intel oferece suporte aoWindows e a expectativa é de que a interface já esteja presente nas placas-mãe destinadas aos processadores Ivy Bridge, com lançamento previsto para este mês. Entre as vantagens da nova interface está a alta velocidade de transferência de dados.

Portas Thunderbolt chega ao PC (Foto: Reprodução)
Para o consumidor, o que importa é que a nova interface, desenvolvida pela Intel em parceria com a Apple, tende a oferecer uma concorrência interessante com os dispositivos USB e, portanto, seria interessante dispor de ambas num mesmo equipamento. Embora ainda não exista uma vasta opção de periféricos que adotem as Thunderbolt, no médio prazo, eles deverão surgir, fazendo uso da largura de banda muito maior do produto da Intel.
Como comparação, as Thunderbolt podem transferir dados a 10 Gbps, ao passo que, na melhor das hipóteses, o USB 3.0 vai a 4.8. Em termos de desempenho, este volume de dados permite que a Thunderbolt tenha uma vocação ainda mais “universal” que o USB. Ela pode ser usada para drives de alta performance (especialmente SSDs), monitores de alta resolução e periféricos high-end.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS