Wikipedia abandona o GoDaddy


A Wikimedia Foundation anunciou, na última sexta-feira (09/03), a retirada de todos os seus sites do serviço de hospedagem GoDaddy, inclusive a Wikipedia. Segundo a fundação, o posicionamento inicial do GoDaddy em favor do SOPA, lei anti-pirataria, foi um dos fatores fundamentais para a tomada da decisão.
A Wikimedia Foundation contratou a Mark Monitor para cuidar dos domínios da empresa (Foto: Divulgação)A Wikimedia Foundation contratou a Mark Monitor
para cuidar dos domínios da empresa
(Foto: Divulgação)
De acordo com o texto publicado no blog da Wikimedia Foundation, a decisão de deixar o serviço de hospedagem foi tomada em dezembro de 2011, quando a procura por outro provedor teve início. Segundo o comunicado, a Wikimedia, sendo “o quinto site mais visitado do mundo, se preocupa profundamente com quem cuida dos nossos domínios”. Assim, a partir do momento em que o GoDaddy apoiou o SOPA, a fundação decidiu pelo fim da relação que mantinha com o provedor.
Para substituir o GoDaddy, a Wikimedia contratou a MarkMonitor, empresa especializada no registro de domínios dos Estados Unidos, e que tem grande experiência no gerenciamento de domínios de alto tráfego. Segundo a fundação, a nova empresa irá ajudar na centralização e consolidação do gerenciamento de todos os seus domínios, além de auxiliar na proteção dos mesmos, por contar com recursos adicionais de segurança.
Em janeiro deste ano, o site americano da enciclopédia online Wikipedia chegou a ficar fora do ar como forma de protesto contra a legislação anti-pirataria SOPA.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS